Notícias

Blitz educativa alerta sobre os perigos de dirigir com sono

Dia do Sono Medicina de Tráfego porto de galinhas segurança viária Cidadania na Pista Suape

Blitz educativa alerta sobre os perigos de dirigir com sono

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABMT), cerca de 20% de todos acidentes de trânsito estão associados a sonolência e é uma das principais causas das ocorrências com mortes nas rodovias. A falta de descanso compromete em nível semelhante ao provocado pela ingestão de bebida alcoólica. Para alertar para o problema, no Dia Mundial do Sono, celebrado neste dia 15 de março (sexta-feira), a Concessionária Rota do Atlântico - em parceria com o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), Detran-PE, Magnum Tires e Safety Med – promove edição especial do  projeto Cidadania na Pista, uma blitz educativa com serviços de saúde e orientações para um trânsito seguro, com distribuição de material informativo. 

A ação será realizada das 9h às 11h, no km-37 Sul da PE-009, via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul de Pernambuco. “Nosso foco será a abordagem aos caminhoneiros, que estão mais expostos ao cansaço e pelas excessivas jornadas de trabalho nas estradas, mas o evento será aberto a todos os motoristas que trafegam na região”, destaca o coordenador do Cidadania na Pista, Italo Alencar, gestor de Sustentabilidade da Concessionária Rota do Atlântico. 

Através da parceria com a Safety Med, será oferecido serviços de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão arterial, com orientações sobre hábitos saudáveis. “Dormir mal pode agravar outros problemas, como hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes”, destaca Italo. 

Os educadores de trânsito do Detran farão abordagens sobre condução defensiva, leis de trânsito e a responsabilidade de se dirigir descansado . Já a equipe da Magnum Tires realizará revisão de pneus e alertará sobre a importância da inspeção preventiva desse item fundamental para o sistema de segurança do automóvel. O BPRv realizará a sinalização da via, com o direcionamento dos veículos de modo a garantir a segurança no acesso ao local do evento. 

Dia Mundial do Sono – O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), que aponta que 45% da população mundial tem distúrbios de sono, com 21% dos adultos dormindo menos de seis horas por dia. 

voltar