Notícias

Blitz educativa oferece serviços de saúde e orientações para um trânsito seguro

segurança viária Cidadania na Pista Carnaval

Blitz educativa oferece serviços de saúde e orientações para um trânsito seguro

Na semana pré-carnavalesca, a Concessionária Rota do Atlântico vai botar o bloco na rua, ou melhor, na rodovia, para conscientizar sobre segurança viária. Na próxima segunda-feira (05) a via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul do Estado recebe o Programa Cidadania na Pista, uma blitz educativa que oferece atendimento de saúde e orientações para um trânsito seguro  para os motoristas que trafegam pela região. A ação da Rota do Atlântico será realizada no km-37 Sul da PE-009, das 9h às 11h, em parceria com o Detran-PE e a Safety Med, e apoio do BPRv.

Na ocasião, arte-educadores da turma do Fon Fon farão distribuição de materiais informativos sobre os perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e as penalidades previstas na legislação. No local haverá também um posto de atendimento itinerante do Detran para esclarecimento de dúvidas e impressão de documentos.  

O Ônibus Multimissão da PRF também estará no local, com o Cinema Rodoviária, oferecendo palestras e exibição de vídeos educativos abordando temas como importância da utilização do cinto de segurança por todos os condutores e os riscos do excesso de velocidade. Para as crianças serão distribuídos um talão de multa do projeto PRF Mirim, onde não listadas as infrações de trânsito mais comuns, como uso de celular ao volante, para que monitorem os adultos no cumprimento das leis de trânsito. 

Os motoristas receberão ainda atendimentos básicos de saúde, disponibilizados pela equipe da Safety Med, com aferição de pressão e teste de glicemia, orientando sobre a importância dos exames periódicos e visita regular ao médico. “O cuidado com a saúde é também uma questão de segurança viária. O mal súbito ao volante é um fator causador de acidentes. No Complexo Viário de Suape mais de 50% dos acionamentos da nossa ambulância é por motoristas que passam mal enquanto trafegam, e os principais problemas identificados são hipertensão e princípio de infarto”, destaca o coordenador do Cidadania na Pista, Italo Alencar, gestor de Sustentabilidade da Rota do Atlântico. 

Através do Programa na Mão Certa, durante a iniciativa também haverá sensibilização sobre o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes nas estradas, com distribuição de panfletos orientando sobre o canal de denúncia, através do Disque 100, linha do Departamento da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. 

 
voltar