Notícias

Operação Especial para garantir qualidade e segurança viária também durante o período chuvoso

segurança viária

Operação Especial para garantir qualidade e segurança viária também durante o período chuvoso

A chegada do período chuvoso traz uma preocupação a mais para quem precisa circular pelas estradas do Estado. A maior intensidade do volume de água pode castigar o pavimento e dificultar a visibilidade das sinalizações. Para garantir qualidade e segurança viária, a Concessionária Rota do Atlântico iniciou a Operação Especial Inverno, com manutenção preventiva em toda a via expressa de acesso a Suape e Litoral Sul. 

A sinalização horizontal das faixas de rolamento, bordos e eixo tiveram a pintura reforçada e mais de 4 mil tachinhas refletivas começaram a ser reimplantadas. A partir deste mês também se iniciou a instalação de aproximadamente 1,3 mil novos delineadores nas defensas metálicas. Placas que compõe a sinalização vertical estão sendo readesivadas, de modo a garantir a refletividade adequada. 

Em função do rápido crescimento da vegetação com a incidência de chuvas, o serviço de conserva no canteiro central também vem recebendo atenção especial, com o uso de um trator roçadeira que garante mais produtividade se comparado com a roçada manual de rotina. 

Para evitar retenção de água na pista, foi intensificado ainda os serviços de recuperação dos dispositivos de drenagem, com reforço na limpeza das sarjetas, canaletas e desobstrução de bueiros. Com rondas de inspeção 24h, a Rota do Atlântico conta ainda com equipe permanente para realizar reparos emergenciais em eventuais desgastes no pavimento mesmo sob intempéries.   Os usuários da via podem alertar a concessionária sobre qualquer problema através do 0800.031.0009. 

“A qualidade da rodovia contribui com a segurança, mas o comportamento seguro dos motoristas é o fator determinante para a não ocorrência de acidentes. Por isso sob chuva é importante reduzir a velocidade e manter uma maior distância do veículo da frente”, orienta a gerente de Engenharia e Operações da Rota do Atlântico, Patrícia Alves. Patricia alerta ainda que lançar lixo nas rodovias prejudica o escoamento das águas pois causa entupimento das drenagens. A CRA recolhe em média 15 toneladas de entulhos por mês.

 
voltar