Notícias

Patrícia Alves comanda a gestão do trânsito no Complexo Viário de Suape

dia da mulher

Patrícia Alves comanda a gestão do trânsito no Complexo Viário de Suape

Cerca de 15 mil veículos seguem todos os dias para Suape, e os homens assumem a direção em 95% dessa frota. Mas, neste ambiente masculino, é uma mulher que bota ordem no trânsito. Com 33 anos, a engenheira Patrícia Alves é quem responde pela gerência de Operação da Concessionária Rota do Atlântico, que administra da via expressa de acesso ao Complexo Portuário e Industrial. 

A gestora é responsável pelas áreas de Obras, Conserva, Tráfego e Pedágio, orquestrando uma equipe de 150 pessoas, entre integrantes e terceirizados, para garantir a fluidez e a segurança viária. “Apesar de ser uma profissão historicamente assumida por homens, penso que a mulher traz um diferencial à engenharia. Somos detalhistas e performamos bem a gestão de atividades simultâneas, como as que meu cargo exige”, considera Patrícia. 

O desempenho da engenheira pode ser mensurado pela qualidade da rodovia que administra. De acordo com a última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a via expressa gerida pela Rota do Atlântico foi considerada a melhor rodovia do Norte e Nordeste, com conceito em ótimo em todos os quesitos avaliados: condições gerais, pavimento, sinalização e geometria da via. Indcadores que repercutem na segurança.: se comparado ao primeiro ano de operação, em 2014, no último ano a concessionária registrou uma redução de 80% no número de acidentes viários. 

Mesmo diante de toda a dedicação ao trabalho, o tempo com a família não é negligenciado por Patrícia: casada com o também engenheiro Thiago Oliveira, o casal se divide nos cuidados com a filha, de 3 anos, sem hierarquia de funções. “Em nossa casa não existe essa história de papel de mãe ou papel de pai. Nos fazemos presente na educação de nossa filha de forma plena”, destaca Patrícia, completando: “eu e meu marido nos preocupamos em não reforçar padrões na educação de uma menina. A ela é permitido brincar do que quiser, inclusive de carrinhos ou de construir autopistas. Pela função que ocupo hoje, devo ter gostado desse tipo de brincadeira também (risos)”. 

Rota do Atlântico - Listada pelo terceiro ano consecutivo entre as 20 melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco na pesquisa do Great Place to Work (GPTW), na Concessionária Rota do Atlântico uma mulher liderar equipes não é exclusividade de Patrícia. Entre os integrantes que ocupam cargos de liderança, 57% são mulheres. Do total de funcionários, esse percentual é de 53%.  

   

 
voltar