Notícias

Renovando Nossa Escola reduz evasão escolar nas instituições atendidas

educação Renovando Nossa Escola Sustentabilidade

Renovando Nossa Escola reduz evasão escolar nas instituições atendidas

De acordo com a pesquisa divulgada esta semana pela ONG Movimento Todos pela Educação , cerca de 2,5 milhões de pessoas no Brasil, com idade entre 4 e 17 anos, não estão matriculadas na escola. Em Pernambuco são 131 mil crianças e jovens fora da sala de aula. O Programa Renovando Nossa Escola, da Concessionária Rota do Atlântico, contribui com a diminuição desses números, ao proporcionar ambientes escolares mais atrativos e acolhedores.   

 

Uma das instituições que faz parte do projeto é a Escola Municipal José Rodovalho, em Jaboatão dos Guararapes. Para a diretora Anna Da Fonte, o programa ajuda a diminuir a evasão na escola. “A melhora da infraestrutura com as reformas com base nas necessidades identificadas pela comunidade escolar do Renovando Nossa Escola aumentou em 12% o número de alunos de 2016 para 2017. No ano passado, foram 565 alunos e neste ano são 637 estudantes matriculados”. O projeto da Rota do Atlântico instalou uma nova sala de Educação Infantil, parque, horta comunitária, área de convivência, estacionamento e uma estação de tratamento de esgoto. 

 

Para a diretora da Escola Municipal Celma Barros, Verônica Lira, o maior problema que o Renovando Nossa Escola vem ajudando a enfrentar na instituição é a distorção idade-série, causado por abandono ou reprovação dos alunos. “O número de alunos mais velhos em turmas de ensino fundamental vem reduzindo a cada ano”, relata. 

RENOVANDO NOSSA ESCOLA - Com o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos e desenvolver o cuidado no uso e manutenção das escolas, a Concessionária Rota do Atlântico criou o projeto Renovando Nossa Escola que requalifica a infraestrutura de escolas municipais para aproveitar todos os espaços, desenvolvendo mais áreas de lazer, estudo e de atividades extra-classe. O projeto tem como base um diagnóstico participativo realizado com os alunos, professores e pais para identificar as necessidades de cada instituição. O objetivo é melhorar a qualificação do ensino nas escolas e fazer com que a comunidade se sinta responsável pelo espaço educacional. 

 
voltar