Notícias

Palestra incentiva a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul Campanha

Palestra incentiva a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Como forma de direcionar o olhar masculino aos cuidados com a saúde, a Concessionária Rota do Atlântico promove na quarta-feira (26/11), a partir das 8h30, a palestra “Novembro Azul”, dando continuidade às atividades relacionadas à campanha de prevenção ao câncer de próstata. O encontro acontecerá na sede administrativa e será ministrado pelo especialista em Medicina do Trabalho, Dr. Fabian Morais. No início deste mês, abrindo as ações de incentivo ao Novembro Azul, a Concessionária Rota do Atlântico realizou a entrega de fitinhas na cor azul aos funcionários e distribuiu panfletos informativos sobre a doença. 

“O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens (excetuando-se os cânceres de pele), representando cerca de quatro em cada dez cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade”, alerta Fabian Morais, complementando que o câncer de próstata também é o 2° câncer em causas de morte no Brasil: “Estima-se que cerca de 50 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados hoje”. 

De acordo com as novas indicações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a idade para o diagnóstico precoce do câncer de próstata é 45 anos para homens com casos da doença na família e 50 anos para os demais. “Em fases iniciais os tumores são em geral assintomáticos e descobertos devido à elevação do PSA, toque retal alterado, que é indispensável, ou incidentalmente após tratamento cirúrgico de hiperplasia prostática”, explica o médico.

O tratamento é variável e depende do estado de evolução do câncer. “O tratamento pode ser dividido em tumor localizado e tumor metastático. O procedimento do localizado pode ser cirúrgico ou radioterápico. Já o metastático baseia-se no bloqueio hormonal da testosterona, inibindo assim o crescimento da massa tumoral”, esclarece o Dr. Fabian, acrescentando que podem ser utilizados vários tipos medicamentos com eficácia e efeitos colaterais variáveis, a depender do momento da escolha do tratamento.

ROTA DO ATLÂNTICO - O perímetro concessionado da via expressa Rota do Atlântico tem início na BR-101 Sul, na altura do Hospital Dom Helder Câmara, no município do Cabo de Santo Agostinho, passa pelo contorno do Cabo e segue até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. A rodovia é o acesso para veículos leves e pesados ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, além de proporcionar um acesso qualificado para condutores que tiverem como destino as praias do Litoral Sul do Estado, a exemplo das praias de Porto de Galinhas e Carneiros. O sistema viário é composto pelo complexo de viadutos sobre a BR-101, TDRs Norte e Sul, Curva do Boi, que dá acesso à Avenida Portuária, Contorno do Cabo, rotatória em Nossa Senhora do Ó e pelo acesso à Ilha de Cocaia. O trajeto entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes e Porto de Galinhas, pela Rota do Atlântico, é realizado em apenas 40 minutos, respeitando os limites de velocidade da rodovia.

 

 

voltar